Dia Internacional dos Museus

Dia Internacional dos Museus
18/05/2017
- 20/05/2017

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Coleção Berardo preparou uma programação especial a partir do tema «Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus», lançado pelo ICOM para a comemoração desta data em 2017.

Nos dias 18 e 20 de maio, os visitantes poderão participar gratuitamente, individualmente ou em família, em diversas atividades que se realizam em torno das exposições patentes. Ao longo destes dois dias, o serviço educativo do museu leva a cabo um conjunto de propostas de caráter pedagógico e lúdico, dirigidas a todos os públicos. O público adulto é convidado a participar, sem inscrição prévia, num percurso transversal pelas exposições da Coleção Berardo e numa visita à exposição temporária “Aprender a viver com o inimigo” de Pedro Neves Marques.

As famílias, com crianças dos 2 aos 4 anos, poderão celebrar este dia especial no museu participando na visita-jogo “Magia no Museu”. Para todos os públicos teremos no dia 20, entre as 14h30 e as 18h00, uma atividade contínua onde serão lançados vários desafios ao longo do percurso pelas exposições da coleção onde poderão participar sozinhos, em família ou com os amigos. Destaque ainda para a atividade “A cor e a expressão do indizível” pensada para as escolas e famílias com crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Em todas as atividades de famílias e de escolas estão sujeitas a marcação prévia.

Magia no Museu
Há magia no ar! As obras do museu têm magia dentro delas, mas cabe-nos a nós encontrá-la. Nesta atividade descobre-se a magia da cor, da forma e das personagens das obras de arte do museu através de um pequeno espetáculo e muitos momentos mágicos.

Atividade para famílias com crianças dos 2 aos 4 anos | 20 de maio | 11h00 | Inscrição prévia | Gratuito
Conceção: Patrícia Trindade e Rita Teles Garcia

Uma viagem pela Coleção com alguns desafios
Esta atividadepretende envolver o público numa experiência ao longo do Museu. Em vários movimentos, tais como o surrealismo, a abstração, a figuração, a pop arte, o minimalismo, entre outros, convidamos os visitantes a superar desafios plásticos que podem ser desenvolvidos separadamente ou em sequência, potenciando a descoberta da Coleção, dos seus artistas e dos movimentos artísticos do século XX. Participa sozinho, em família ou com amigos.

Atividade contínua para todos os públicos | 18 e 20 de maio | 14h30-18h00| Sem marcação prévia | Gratuito

A cor e a expressão do indizível
A Arte Moderna e Contemporânea sempre gerou controvérsia. Os artistas, por vezes, não eram compreendidos no seu tempo, porque rejeitaram a tradição e ampliavam os horizontes do pensamento e das linguagens estéticas e plásticas. O que pretendiam então ao convocarem o corpo nas suas performances?
Nesta visita para públicos com necessidades educativas espsciais, vamos pensar e trabalhar a questão das múltiplas linguagens. Como interpreto uma obra de arte?  Como posso fazer parte de uma obra de arte? Se não poder usar a palavra poderei ainda assim dizer através do gesto e manifestar o que sinto e penso? São estas as questões sobre o indizível e o controverso  que vamos pensar.

Atividade para públicos com necessidades educativas especiais.

Escolas | 18 de maio | 10h30; 14h30 | Inscrição prévia | Gratuito
Famílias | 20 de maio | 11h00 | Inscrição prévia | Gratuito
Conceção: Ana Dias, Susana Alves e Teodora Boneva

Percurso transversal
Nesta visita orientada propomos uma abordagem discursiva das diferentes temáticas patentes nas duas exposições da Coleção Berardo, de forma a despertar no público uma reflexão sobre as mesmas. Iniciamos o percurso seguindo uma ordem cronológica pela arte do século XX até aos nossos dias, através dos seus movimentos e protagonistas mais significativos. É proposto um percurso pela arte moderna, que se inicia nos primeiros anos do século XX com Picasso e a invenção do cubismo e com Duchamp e a interrogação do readymade até aos mais significativos movimentos artísticos das neo-vanguardas, como sejam o minimalismo, o concetualismo, o pós-minimalismo, a Land Art ou a Arte Povera, entre outros.

Visita para adutltos | 20 de maio | 16h00 | Sem marcação prévia | Gratuito

William Kentridge "Triumphs and Laments" -Projeção do filme
O filme "Triumphs and Laments", de William Kentridge, será exibido simultaneamente em museus de arte contemporânea em todo o mundo. Considerado como a maior obra de arte contemporânea alguma vez criada em Roma, "Triumphs and Laments" é um filme onde os significados e a linguagem do trabalho de Kentridge são traduzidos para uma línguagem cinematográfica. No Museu Coleção Berardo será apresentado nos dias 20 de maio, 3 e 10 de junho.

Para todos os públicos | 20 de maio, 3 e 10 de junho | 16h00 | Sem marcação prévia | Gratuito

As ficções do inimigo
Esta visita tem como ponto de partida a reflexão colocada no vídeo ‘Aprender a viver com o inimigo (2017)’ que Pedro Neves Marques apresenta e que dá título à exposição.
Num mundo globalizado, virtualizado onde cada vez mais a produção transgénica, robótica e transumana, faz parte da nossa pele, algumas questões se colocam: teremos de uma forma ficcional aprender a ‘viver com o inimigo’? e acima de tudo que ‘vidas’ é que estas novas realidades estão a produzir? Que relações existirão entre a botânica e a biotecnologia? Não se pretende uma análise apocalíptica de algumas vertentes teóricas, mas acima de tudo compreender as linhas que unem e separam do ‘inimigo’. Mas que inimigo?

Visita para adultos | 20 de maio | 17h00 | Conceção: Maribel Sobreira | Sem marcação prévia | Gratuito